AO VIVO
Menu
Busca sábado, 23 de outubro de 2021
Busca
Cuiabá
36ºmax
25ºmin
Correios Celular - Mobile
GERAL

Governo cria Rede de Bancos de Alimentos

Atuará na diminuição do desperdício de alimentos no país

18 setembro 2020 - 14h00Por Martha Alves*

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto para criação da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos. A medida, publicado nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial,  também prevê a instituição de um comitê gestor.

Segundo o decreto, o objetivo da rede é “contribuir para a diminuição do desperdício de alimentos no país e para a garantia do direito humano à alimentação adequada”.

A rede atuará ainda na promoção da troca de experiências e qualificação dos bancos de alimentos e no fomento de pesquisas e de ações educativas destinadas à segurança alimentar e nutricional.

Bancos de alimentos

Os bancos de alimentos são estruturas físicas ou logísticas que fazem captação ou recepção e distribuição gratuita de alimentos doados pelos setores público ou privado para serviços, como de assistência social e instituições de ensino.

Podem participar da rede os bancos sob a gestão dos entes federativos, das centrais de abastecimento, dos serviços sociais autônomos e das organizações da sociedade civil.

O comitê gestor será formado por membros  da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Serviço Social do Comércio (Sesc), bancos de alimentos e sociedade civil organizada. O comitê gestor será presidido pelo Ministério da Cidadania.

Também será realizada uma chamada pública para selecionar entidades públicas e organizações da sociedade civil que terão direito ao mandato de quatro anos no comitê.

 

*Informações da Agência Brasil